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TECNOLOGIA – TRANSPORTE PNEUMÁTICO

 

 Em transporte pneumático  podem ser identificados, principalmente, dois tipos de sistemas: de baixa pressão e de alta pressão.

O sistema de baixa pressão, identificado como transporte pneumático em fase diluída é caracterizado por movimentar uma certa quantidade de material numa tubulação, utilizando ar a uma pressão inferior a 1 kg/cm² .

Este tipo de sistema opera tanto com pressão positiva como negativa, dependendo da aplicação e, para transportar o material na linha utiliza velocidades relativamente altas, bem como elevadas taxas de relação ar / material.

A alimentação é geralmente feita através de válvula rotativa, utilizando-se um soprador de ar de baixa pressão ou um ventilador como fonte de energia.

Este conceito é aplicado nos seguintes casos:

·         Quando há limitação de espaço para alimentação do transporte pneumático

·         Em instalações onde as vazões e as distâncias de transporte são relativamente pequenas.

 

 

O transporte pneumático fase densa ( sistema de alta pressão ), caracteriza-se por utilizar uma pequena quantidade de ar para movimentar uma grande quantidade de material sólido a granel, de forma pulsante, em porções, através de uma tubulação de transporte.

É caracterizado por utilizar baixas velocidades durante o transporte ( de 0,25 m/s no início e 2,5 a 5 m/s no final ), e pressões entre 2,0 a 4,0 kg/cm² ( início ) e 0 kg/cm² ( final ).

Como principais elementos propulsores para transportar, normalmente é requerido um vaso de pressão para receber o material e manter a pressão  no sistema e um compressor de ar de alta pressão.

O transporte em fase densa oferece a grande vantagem de “ empurrar “ eficientemente uma concentração maior de material sólido a velocidades relativamente baixas através da linha de transporte. Desta forma, este conceito permite:

·         Manipulação mais delicada dos sólidos altamente abrasivos, frágeis, granulares ou cristalino, que não toleram degradação.

·         Minimizar o desgaste de componentes e de conseqüentes paradas do sistema.

·         Aumentar a eficiência em termos de consumo de energia e mão-de-obra.

·         Confiabilidade devido as poucas partes móveis do sistema.

·         Por ser totalmente hermético, minimiza o problema de controle de emissão de particulados.

·         Transportar  material a longas distâncias e com altas taxas de vazão.

·         O transporte de sistemas de configuração complexas, com vários destinos.

·         Evitar problemas de entupimento na linha de transporte.

·         Operação com produto que exige ar de alta qualidade ( ou gás inerte ).

 

FASE DENSA – CONCEITO DE FORÇA BRUTA

 

Este conceito de transporte é indicado para grãos, materiais abrasivos, não abrasivos e de fácil manuseio e para linhas de transporte curtas.

O equipamento básico consiste em um vaso de pressão e uma linha de transporte.

Todo o ar necessário para transportar o material, independentemente da distância, é gradualmente introduzido pelo topo do vaso de pressão durante o ciclo de transporte. O ar misturado com o material é forçado para a linha de transporte até que o vaso e a tubulação estejam vazios. Um pressostato indicará uma baixa pressão que interromperá o fornecimento de ar.  O volume de ar residual flue para o final do sistema, limpando o transportador e a tubulação.

As características deste sistema são: fluxo alto de ar no início e final do ciclo de transporte e pressão alta na linha. Uma aceleração característica indica o final do ciclo.

  

FASE DENSA – CONCEITO CONVENCIONAL

O conceito convencional é usado para produtos finos, granulados, abrasivos e não abrasivos  e de difícil manuseio e para linhas de transportes mais longas.

O equipamento básico consiste em um vaso de pressão, uma linha de transporte com ajustadores de pressão ( boosters ).

O único ar comprimido que entra no recipiente transportador, é o ar usado para deslocamento de material. Todo o ar necessário para o transporte é adicionado pelos boosters instalados ao longo da linha de transporte. Na prática, isso reduz o comprimento da linha de transporte para a distância entre dois boosters aumentando desempenho e confiabilidade.O espaçamento entre um booster e outro depende da complexidade do material a ser transportado. O booster também atua como uma válvula de retenção permitindo que o ar comprimido entre na linha de transporte evitando que o produto entre na linha de fornecimento de ar. Isso é fundamental para a performance e durabilidade do sistema.

Como no conceito força bruta, o ciclo de transporte é finalizado com a queda de pressão e o volume de ar residual flue para o final do sistema, limpando o vaso de pressão e a tubulação.

As características deste sistema são: alto fluxo de ar no início e final do ciclo de transporte e baixo fluxo de ar no meio, com pressões mais baixas na linha de transporte.

 

 

 FASE DENSA - CONCEITO LINHA CHEIA

 

  O Conceito Linha Cheia é dedicado a produtos granulados, finos, não abrasivos e,  principalmente, para produtos frágeis, abrasivos e de difícil manuseio e para linhas de transportes mais longas.

O equipamento básico consiste em um vaso de pressão, uma linha de transporte com ajustadores de pressão ( boosters ).

Do ponto de vista operacional, a diferença entre o conceito linha cheia e os outros três conceitos é que este nunca permite que a linha de transporte fique vazia. A linha de transporte permanece cheia no início e final de cada ciclo.

O único ar comprimido que entra no recipiente transportador, é o ar usado para deslocamento de material. Todo o ar necessário para o transporte é adicionado pelos boosters instalados ao longo da linha de transporte.  Então quando o transportador ficar completamente vazio conforme indicado pelo sensor de nível baixo, o fornecimento de ar comprimido será interrompido e o material irá parar na linha de transporte. Em condições especiais como troca de produto ou limpeza do sistema, um purga da linha de transporte poderá ser requerida.

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